-

-

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bandeira do Sigma!

Caravanas "Bandeira do Sigma".

Exemplar do Boletim Bandeira do Sigma

Na década de 30 o termo utilizado pela Acção Integralista Brasileira para promover suas caravanas por diversas cidades e regiões de toda a federação, estimulando e criando dessa forma novos núcleos integralistas, foi “Bandeira do Sigma”.

Essa caravana teve início no ano de 1933, quando a direção nacional da AIB começou uma intensa divulgação de sua doutrina em todo o Brasil utilizando este jargão para promover e enviar seus dirigentes para as direções norte e sul do território nacional, passando assim em centenas de cidades, realizando conferencias e fundando núcleos.

Um dos diversos núcleos fundados após a passagem da “bandeira Integralista” foi o importante núcleo municipal de Juiz de Fora, este núcleo sem dúvida teve uma grande papel na consolidação e divulgação do Integralismo em terras mineiras.

A antiga Capital Federal ( cidade do Rio de Janeiro) também teve a influência da passagem da “Bandeira Integralista”, quando o primeiro núcleo foi fundado, em Abril de 1933. Essa verdadeira cruzada por todo o Brasil, que em muitas vezes chegou de barco aos longínquos estados do Pará, Amazonas e Acre, por exemplo, fez com que os integrantes da direção nacional pudessem entrar em contato com a realidade do país, sobretudo o grupo liderado pelo Chefe Nacional Plínio Salgado, que teve a incumbência de cruzar as regiões Norte e Nordeste.

As caravanas contribuíram de maneira decisiva para expansão da AIB, aumentando consideravelmente o número de filiados e núcleos em todo o país. E contribuíram também para criar no Chefe Nacional as idéias basilares que iriam mais tarde ajudar a construir o Manifesto Programa de sua autoria.

Autor: Guilherme Jorge Figueira, presidente dos núcleos integralistas do estado do Rio de Janeiro.

Você quer saber mais?

Extraído do Boletim Bandeira do Sigma, Ano I/N°3

http://www.integralismorio.org

Receba você também o Boletim Bandeira do Sigma, made um e-mail com seus dados para:

contato@integralismorio.org

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.